A solução TIG DynamicWire amplia os recursos dos equipamentos iWave das versões 300i a 500i, que garantem acabamento de qualidade aos trabalhos com metais mais finos
A Fronius do Brasil está lançando o pacote de atualização DynamicWire, que amplia ainda mais a gama de aplicação do equipamento de soldagem multiprocesso iWave. Com a nova solução, as versões de 300i, 400i e 500i da linha passam a reunir, além dos recursos de solda TIG e do processo MIG/MAG, as funcionalidades da solda de arame frio, indicado para soldagem de metais mais finos.
O DynamicWire é composto por tocha de eletrodo em formato similar a lápis, que pode ser facilmente trocado, e software que agrega diferencial importante ao equipamento em relação a soluções com sistema de alimentação de arame contínua convencional.
O pacote de atualizações da iWave tem como destaque o recurso que regula automaticamente a fonte de solda, ajustando a velocidade de alimentação do arame ao comportamento de soldagem, à posição da tocha e às condições em que se encontra. O upgrade ainda compensa automaticamente as tolerâncias de componentes de até 30%.
“Essa autorregulação simplifica e agiliza o trabalho dos soldadores, que não precisam mais definir os parâmetros de velocidade de arame e corrente separadamente”, afirma Claudio Sá, diretor comercial da unidade Perfect Welding, da Fronius do Brasil. Todo o processo é configurado com base nas características específicas do material.
Outro diferencial da solução é a tocha de eletrodo de tungstênio. O acessório possui design inovador, semelhante a lápis, dotado de tecnologia Tungsten Fast Clamp System (TFC) que facilita a troca. Basta apertar um botão para liberar ou prender o eletrodo na luva de fixação por mola. Além disso, o cabo da tocha não gera vibrações cansativas, o que também garante mais estabilidade ao trabalho de soldagem, dispensando idas e vindas do fio.
A facilidade de manuseio e recursos automatizados, aliados ao design ergonômico da tocha, garantem uma soldagem mais precisa, com acabamento de qualidade superior. “E o que é melhor, os benefícios se estendem até mesmo aos menos experientes”, conclui Claudio.